Home ] ASP ] Egami ] Funakoshi ] Higaonna ] Hironishi ] Itosu ] Mabuni ] Matsumora ] Matsumura ] [ Miyagi ] Motobu ] Murakami ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


 

Crono Ref.s

Budo Judo Aikido Karate-do

BUDO - BIOGR.'s

KARATE-DO

Chojun Miyagi

 

Miyagi

Miyagi, Chojun

*1888 @ Naha, Okinawa
†1953 @ Naha, Okinawa

Ref.s: [L97a6] [L97a16]

Em 1888 nasce Chojun Miyagi em Naha, no seio de uma família de ricos comerciantes.

Aos 14 anos, ao ingressar no liceu, começa a estudar "te" sob a direcção de Kanryo Higaonna,.

Com a saída do liceu passa a ocupar-se dos negócios da família continuando a praticar o karate. Aos 20 anos casa-se.

As suas qualidades excepcionais são apreciadas por Kanryo Higaonna que o considera como o seu sucessor.

Entre 1909 e 1911 cumpre o serviço militar. Logo após pensa em partir para o Hawai a fim de montar uma empresa de pesca, num local onde estavam já estabelecidos emigrantes provenientes de Okinawa. A pedido do seu, Mestre Higaonna, acaba porém por renunciar a este projecto para ir estudar a arte de combate na China. Em Novembro de 1915, parte então para Foochow na província de Fujian, para uma estadia de alguns meses, período durante o qual estuda Chugoku Kempo.

 


Em 1915 o seu mestre Kanryo Higaonna morre, sem deixar família. Miyagi, no seu regresso, encarrega-se das cerimónias fúnebres e torna-se o seu sucessor directo.

Contando apenas 28 anos de idade, decide unir esforços com o seu amigo Kenwa Mabuni, para continuar a aprender e evoluir. Criam assim um grupo para a investigação e prática do karate.

Passa então a ensinar no Centro de Treino da Polícia de Okinawa, na Escola Comercial da Cidade de Naha, na Escola Normal de Okinawa e no Centro de Recreação e Saúde de Okinawa, entre outros locais.

A partir deste período Miyagi fez numerosas viagens não só para se aperfeiçoar mas também para difundir o karate. Retorna por diversas vezes a Fujian e também a Pequim, passando ainda pela Coreia. Paralelamente empreende uma dezena de viagens ao centro do Japão, para assegurar a difusão do karate e formar alunos.

Em 1928 Miyagi viaja para o Japão e passa a ensinar karate na Universidade Imperial de Kyoto, na Universidade de Kansai e na Universidade de Ritsumeikan, em Kyoto.

 


Em 1933, em resultado dos seus esforços, o Karate é reconhecido pela primeira vez pela Dai Nippon Butokukai como uma das Artes do Budo japonês. Em consequência, em 1934, Miyagi torna-se membro permanente da Secção de Okinawa daquela organização.

Em Março de 1935 a Butokukai concede o grau de Kyoshi a Chojun Miyagi. Trata-se de uma graduação excepcional já que o normal seria a graduação em 3º grau (Renshi), graduação que seria obtida cerca de 3 anos mais tarde pelos fundadores das três outras grandes escolas de karate.

Ainda nesse ano, de regresso a Okinawa, decide nomear a sua escola Goju-Ryu, tomando como base o terceiro dos "Oito preceitos da arte do combate" contidos no Bubishi - o livro tradicional do Naha-te.

Em 1936, o Ministério da Educação Japonês concede a Miyagi a "Medalha de Excelência em Artes Marciais" e nesse mesmo ano ele decide estudar Artes Marciais Chinesas em Changai.

Em 1937 passa a liderar uma associação criada pela Butokukai para inspeccionar e regular o karate em todo o território japonês.

 


Em 1946 Chojun Miyagi é nomeado Membro Oficial da Associação Atlética Democrática de Okinawa.

A 8 de Outubro de 1953, Chojun Miyagi morre, em Naha, vítima de um ataque cardíaco.

 

 

© Copyright José Patrão, 1997, 1998, 1999

 

Nota Importante:

Important Notice:

O autor tem plena consciência de que as biografias aqui apresentadas são incompletas, que o grau de desenvolvimento que possuem não é de modo algum compatível com a importância de muitas das personalidades a que se referem e que muitas e importantes personalidades do mundo do Budo ainda não estão aqui referidas. Além disso, sendo um praticante português de Karate-do Shotokai, Murakami-kai, é natural que o autor esteja mais familiarizado com as biografias de personalidades desse estilo e escola e que, consequentemente, sejam as personalidades dessa linha que aqui apareçam referenciadas em primeiro lugar e com maior detalhe. O autor espera sinceramente que as omissões deste trabalho possam encorajar o leitor não só a investigar mais profundamente, com recurso às referências bibliográficas que se apresentam, e a outras, mas também a contribuir com as suas sugestões e correcções para o aperfeiçoamento deste trabalho.

The author has full awareness that the biographies here presented are incomplete, that the degree of development is not, by no means, compatible with the importance of many of the personalities presented and that many and important personalities of the world of the Budo are still not related here. Moreover, being a Portuguese practitioner of Karate-do Shotokai, Murakami-kai, it is natural that the author is more familiar with the biographies of personalities of this style and school and that the personalities of this current appear here in first place and with bigger detail. The author waits sincerely that the defaults of this work can encourage the reader not only to investigate more deeply, through the bibliographical references presented here, and externally, but also to contribute with suggestions and corrections for the perfectioning of this work.