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Crono Ref.s

Budo Judo Aikido Karate-do

BUDO - BIOGR.'s

KARATE-DO

Kohsaku Matsumora

 

 

Matsumora, Kohsaku

*1829@ Tomari, Okinawa, Nihon

†1898

Ref.s: [R00a1]

Kohsaku Matsumora nasceu a 18 de Março de 1829 na cidade de Tomari na ilha de Okinawa. Com 15 anos de  idade, altura em que naqueles dias os meninos começavam a ser tratados como adultos, começou a aprender karate com o Mestre Teruya de Tomari. O jovem Matsumora transformou-se num dos principais estudantes de Mestre Teruya, embora este tivesse muitos discípulos. (Um outro famoso estudante de Mestre Teruya foi o Mestre Kohkan Oyadomari, cujo nome ainda é conhecido através do Kata "Oyadomari-no-Passai ".)
 

Mestre Teruya ensinou Kata's que eram praticados somente em Tomari, tais como: "Rohai" (chamado agora " Matsumora-no-Rohai" - ou "Koshiki-Rohai"), "Wanshu" e "Wankan" (chamado "Matsukaze" em Shito-ryu).  Enfatizava muito o bom comportamento bom, citando frequentemente "Karate-ni-Sente-Nashi " e "Gojo-no-Oshie".

Naqueles dias, o karate era  praticado geralmente no jardim ou no cemitério da família do Mestre, porque era o lugar o mais conveniente. Uma noite, quando Matsumora e outros praticavam no cemitério da família de Mestre Teruya observou um forasteiro prestando atenção aos seus movimentos. De algum modo sentindo que este forasteiro não era uma pessoa comum, Matsumora pediu-lhe que os ensinasse. Embora recusasse no começo, finalmente concordou. Este
forasteiro revelou-se um artista marcial chinês que, na sequência do naufrágio do seu navio, chegara a Okinawa e que vivia ali próximo, numa caverna. Através dele Matsumora e os seus companheiros aprenderam os Kata's "Chinto", "Chintei", "Jiin" e "Jitte" com este artista martial chinês cujo nome infelizmente é desconhecido.
 

Matsumora teve que deixar Tomari por alguns anos após ter-se envolvido numa altercação  com um samurai de Satsuma (o clã Satsuma governava Okinawa nessa época). Só voltou a Tomari depois deste samurai ter retornado à sua terra natal.
 

Teve diversos estudantes incluindo Choki Motobu, que se tornou famoso pelas suas habilidades como lutador. Diz-se que a única kata que Motobu aprendeu com Mestre Matsumora, foi Naifanchi (Naihanchin Shodan), mas isto não é verdadeiro, embora ele realmente gostasse mais desse kata e por isso o praticasse mais do que qualquer outro.
 

Um outro Kata que herdámos de Mestre Matsumora é o "Matsumora-no-Bassai " (também chamado "Tomari-Bassai "). Tecnicamente o "Matsumora-no-Bassai" e o "Oyadomari-no-Passai" são muito similares já que provêm ambos da mesma origem.
 

Há uma história que se conta acerca de Mestre Matsumora. Nos seus últimos anos de vida, quando contava já mais de 60 anos, dois estudantes de Ankoh Itosu -  Kentsu Yabe e Choyu Motobu - decidiram procurá-lo. O seu professor falara elogiosamente de Matsumora, e eles quiseram visitá-lo, para testá-lo. Todavia, ele passou a evitá-los sempre que estes o chamavam. Depois de diversas visitas infrutíferas, os dois resolveram não bater à porta dianteira mas entrar pelas traseiras da casa, onde se encontrava. Já que o tinham encontrado, não teve outra alternativa senão enfrentá-los, de alguma forma. Pediu-lhes então
que o tentassem levantar do chão, simplesmente. Não conseguiram fazê-lo. Seguidamente, beberam chá juntos, e ele ensinou-lhes a importância da etiqueta.

Mestre Matsumora morreu a 7 de Novembro de 1898.

Kohsaku Matsumora was born on the 18th of March 1829 in Tomari village on Okinawa Island. At the age of 15, when in those days boys began to be treated as adults, he started to learn Karate from Master Teruya of Tomari. The young Matsumora became one of Master Teruya's main students, even though be had many followers. Another well-known student of Master Teruya was Master Kohkan Oyadomari, whose name is still in evidence in the name of a Kata called "Oyadomari-no-Passai".

Master Teruya taught Katas which were only practiced in Tomari, namely "Rohai" (now called "Matsumora-no-Rohai"- or "Koshiki-Rohai"), "Wanshu" and "Wankan" (called "Matsukaze" in Shito-ryu). He put a great deal of emphasis on good behaviour, citing "Karate-ni-Sente-Nashi" and "Gojo-no-Oshie".

In those days, karate was usually practised in the garden or at the cemetery of the master's family, as it was the most convenient place. One evening, when Matsumora and others were practising at Master Teruya's family cemetery he noticed an outcast watching his moves intently. Somehow feeling that this outcast was not an ordinary person, Matsumora asked him to teach. Although he refused at the beginning, he finally agreed. This outcast turned out to be a Chinese martial artist who had drifted to Okinawa after his ship had been shipwrecked: he was living in a cave nearby. Matsumora and his fellow students learned "Chinto", "Chintei", "Jiin" and "Jitte" from this Chinese martial artist whose name is unfortunately not known.

Matsumora had to leave Tomari for a few years after getting into an altercation with a samurai from Satsuma (Satsuma ruled over Okinawa at that time). He only came back to Tomari after this samurai returned to his homeland.

He had several students including Master Choki Motobu, who became renowned for his great fighting skill. Master Motobu was reputed to have learned only Naifanchi (Naihanchin Shodan) Kata from Master Matsumora, but this is not true, although he did like the kata and so perhaps practised it more than others. This Kata has been handed down and practised in Wado-ryu because Master Ohtsuka, the founder, learned it from Master Motobu.

Another Kata we inherited from Master Matsumora is "Matsumora-no-Bassai" (we call it "Tomari-Bassai"). Technically, "Matsumora-no-Bassai" and "Oyadomari-no-Passai" are very similar as both come from the same origin.

Also, Master Chotoku Kiyan learned "Chinto" from Master Matsumora, and subsequently passed it on to Master Nagamine, founder of Matsubayashi Shorin-ryu.

There is one story that is told of Master Matsumora. In his later years, when he was in his 60s, two students of Ankoh Itosu, Kentsu Yabe and Choyu Motobu, sought him out. Their teacher spoke highly of Matsumora, and they wished to visit him, to test him. However, he avoided them whenever they called. After several fruitless visits, the two decided not to knock at the front door but went directly to the back of the house, where they found him. As they had at last found him, he had no alternative but to deal with them in some way. He asked them, simply, to lift him. They could not. Afterwards, as they drank tea, he lectured them on the importance of politeness.

 Master Matsumora died on 7th November 1898.

© Copyright José Patrão, 1997, 1998, 1999

 

Nota Importante:

Important Notice:

O autor tem plena consciência de que as biografias aqui apresentadas são incompletas, que o grau de desenvolvimento que possuem não é de modo algum compatível com a importância de muitas das personalidades a que se referem e que muitas e importantes personalidades do mundo do Budo ainda não estão aqui referidas. Além disso, sendo um praticante português de Karate-do Shotokai, Murakami-kai, é natural que o autor esteja mais familiarizado com as biografias de personalidades desse estilo e escola e que, consequentemente, sejam as personalidades dessa linha que aqui apareçam referenciadas em primeiro lugar e com maior detalhe. O autor espera sinceramente que as omissões deste trabalho possam encorajar o leitor não só a investigar mais profundamente, com recurso às referências bibliográficas que se apresentam, e a outras, mas também a contribuir com as suas sugestões e correcções para o aperfeiçoamento deste trabalho.

The author has full awareness that the biographies here presented are incomplete, that the degree of development is not, by no means, compatible with the importance of many of the personalities presented and that many and important personalities of the world of the Budo are still not related here. Moreover, being a Portuguese practitioner of Karate-do Shotokai, Murakami-kai, it is natural that the author is more familiar with the biographies of personalities of this style and school and that the personalities of this current appear here in first place and with bigger detail. The author waits sincerely that the defaults of this work can encourage the reader not only to investigate more deeply, through the bibliographical references presented here, and externally, but also to contribute with suggestions and corrections for the perfectioning of this work.

 

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