Home ] ASP ] Egami ] Funakoshi ] Higaonna ] Hironishi ] Itosu ] [ Mabuni ] Matsumora ] Matsumura ] Miyagi ] Motobu ] Murakami ]

Centro de Artes Orientais www.cao.pt


 

Crono Ref.s

Budo Judo Aikido Karate-do

BUDO - BIOGR.'s

KARATE-DO

Kenwa Mabuni

 

Miyagi

Mabuni, Kenwa

*1889 @ Shuri, Okinawa
†1952

Ref.s: [L97a15]

Em 1889 nasce Kenwa Mabuni em Shuri, no seio de uma antiga família de oficiais dos reis de Ryukyu.

De saúde frágil, nos primeiros anos de vida, Kenwa é iniciado nas artes do "te" aos 10 anos, por um conhecedor que servia em sua casa - Matayoshi - que lhe ensina o kata Naifanchi.

Aos 13 anos torna-se aluno de Anko Itosu, que também habitava em Shuri, e ingressa no liceu.

Em 1908 termina os estudos liceais começa a ensinar como professor suplente na escola primária de Naha e trava conhecimento com Chojun Miyagi que o apresenta ao seu mestre Kanryo Higaonna que o inicia no Naha-te.

Em 1910 ingressa no serviço militar que termina em 1912, altura em que, a conselho de Chojun Miyagi, ingressa na escola de polícia de Okinawa.

Em 1914 torna-se inspector de polícia, cargo que ocupará durante 10 anos.

A sua profissão facilita-lhe as digressões pelo território de Okinawa, permitindo-lhe aprender numerosas kata de "te" e, também, diversas técnicas de kobudo: com Ankichi Arakaki e Soeishi aprende bo-jutsu, tonfa, kama e nunchaku; com Tawada aprende sai-jutsu.

 


No decorrer do ano de 1915 morrem os seus dois principais mestres - Itosu e Higaonna. Mabuni, que conta então apenas 26 anos de idade, considera-se demasiado jovem para prosseguir só o seu caminho. Assim, conjuntamente com Chojun Miyagi (apenas um ano mais velho) decidem constituir um grupo para investigação e prática do karate. Em 1918 já fazem parte deste grupo os karatecas mais conhecidos de Okinawa - Chibana, Funakoshi, Gusukuma, Hanashiro, Ishikawa, Oshiro, Tokumura e Yabu - e em 1924 Mabuni decide construir, no seu jardim, um dojo com óptimas condições para a prática do karate.

Em 1926 Jigoro Kano visita Okinawa e pede ao Prefeito que lhe seja proporcionada uma demonstração de To-de (Okinawa-te). Após a demonstração incita Chojun Miyagi (que demonstrara Naha-te) e Kenwa Mabuni (que demonstrara Shuri-te) a difundirem a arte por todo o Japão.

 


Em 1928, Mabuni visita Jigoro Kano em Tóquio, fazendo-se acompanhar nessa visita por Gichin Funakoshi e no ano seguinte - 1929 - muda-se com a sua família para Osaka começando a ensinar a sua arte sob o nome de Mabuni-Ryu nas universidades e departamentos de polícia da região.

Em 1938 Kenwa Mabuni publica o seu primeiro livro "Karate-do Nyumon" (iniciação ao Karate-do e resolve adoptar e nomeia pela primeira vez o seu estilo de Shito Ryu (o nome "Shito" é composto pelos radicais dos nomes dos dois Mestres de Mabuni - Itosu e Higaonna).

A 23 de Maio de 1952, Kenwa Mabuni morre, deixando como sucessor o seu filho Kenei.

 

 

© Copyright José Patrão, 1997, 1998, 1999

 

Nota Importante:

Important Notice:

O autor tem plena consciência de que as biografias aqui apresentadas são incompletas, que o grau de desenvolvimento que possuem não é de modo algum compatível com a importância de muitas das personalidades a que se referem e que muitas e importantes personalidades do mundo do Budo ainda não estão aqui referidas. Além disso, sendo um praticante português de Karate-do Shotokai, Murakami-kai, é natural que o autor esteja mais familiarizado com as biografias de personalidades desse estilo e escola e que, consequentemente, sejam as personalidades dessa linha que aqui apareçam referenciadas em primeiro lugar e com maior detalhe. O autor espera sinceramente que as omissões deste trabalho possam encorajar o leitor não só a investigar mais profundamente, com recurso às referências bibliográficas que se apresentam, e a outras, mas também a contribuir com as suas sugestões e correcções para o aperfeiçoamento deste trabalho.

The author has full awareness that the biographies here presented are incomplete, that the degree of development is not, by no means, compatible with the importance of many of the personalities presented and that many and important personalities of the world of the Budo are still not related here. Moreover, being a Portuguese practitioner of Karate-do Shotokai, Murakami-kai, it is natural that the author is more familiar with the biographies of personalities of this style and school and that the personalities of this current appear here in first place and with bigger detail. The author waits sincerely that the defaults of this work can encourage the reader not only to investigate more deeply, through the bibliographical references presented here, and externally, but also to contribute with suggestions and corrections for the perfectioning of this work.