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Crono Ref.s

Budo Judo Aikido Karate-do

BUDO - BIOGR.'s

KARATE-DO

Kanryo Higaonna

 

Higaonna

Higaonna, Kanryo (Toono)

*1853 @ Naha, Okinawa
†1915

Ref.s: [L95a3] [L97a6] [L97a16]

Primeiro em Okinawa, com chineses residentes na cidade de Kume, e depois, a partir de 1874, no próprio território chinês, onde permanece cerca de 15 anos estudando sob a orientação de Liu Liu Ko, Higaonna aprende os movimentos de combate curtos e fortes típicos do Sul da China.

Regressado a Okinawa após uma demonstração privada perante o Rei Sho Tei começa a ensinar a sua arte que designa por Naha-te (nome, aliás, pelo qual era também originalmente conhecida a arte já praticada pela comunidade chinesa estabelecida na cidade de Kume).

Higaonna, introdutor do Kata Sanchin, foi mestre de Gichin Funakoshi, de Chojun Miyagi e de Kenwa Mabuni.

Higaonna foi também um professor de Confucionismo enriquecendo o seu ensino de Karate com esta filosofia.

 Em 1915 morre deixando como sucessor directo Chojun Miyagi.

First in Okinawa with chinese people living in the city of Kume and then in China mainland, after 1874, where he lived nearly fifteen years studying under the orientation of Liu Liu Ko, Higaonnna, learned the short and strong gestures typical of Southern China fighting methods.

Returned to Okinawa, and after a private demonstration before the King Sho Tei, he begins teaching the art that he names Naha-te (this was also the original name of the art practiced by the chinese community established at Kume).

Higaonna, the introducer of the Kata Sanchin, was master of Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi and Kenwa Mabuni.

H. was also a Confucian Scholar enriching his Karate teachings with this philosophy.

He died in 1915 leaving Chojun Miyagi as his direct successor.

© Copyright José Patrão, 1997, 1998, 1999

 

Nota Importante:

Important Notice:

O autor tem plena consciência de que as biografias aqui apresentadas são incompletas, que o grau de desenvolvimento que possuem não é de modo algum compatível com a importância de muitas das personalidades a que se referem e que muitas e importantes personalidades do mundo do Budo ainda não estão aqui referidas. Além disso, sendo um praticante português de Karate-do Shotokai, Murakami-kai, é natural que o autor esteja mais familiarizado com as biografias de personalidades desse estilo e escola e que, consequentemente, sejam as personalidades dessa linha que aqui apareçam referenciadas em primeiro lugar e com maior detalhe. O autor espera sinceramente que as omissões deste trabalho possam encorajar o leitor não só a investigar mais profundamente, com recurso às referências bibliográficas que se apresentam, e a outras, mas também a contribuir com as suas sugestões e correcções para o aperfeiçoamento deste trabalho.

The author has full awareness that the biographies here presented are incomplete, that the degree of development is not, by no means, compatible with the importance of many of the personalities presented and that many and important personalities of the world of the Budo are still not related here. Moreover, being a Portuguese practitioner of Karate-do Shotokai, Murakami-kai, it is natural that the author is more familiar with the biographies of personalities of this style and school and that the personalities of this current appear here in first place and with bigger detail. The author waits sincerely that the defaults of this work can encourage the reader not only to investigate more deeply, through the bibliographical references presented here, and externally, but also to contribute with suggestions and corrections for the perfectioning of this work.

 

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